Problemas com a Internet. Antes de acionar o suporte técnico, tente identificar o problema para corrigir as possíveis falha e procure ter em mãos informações importantes para passar ao técnico.
Hoje em dia ficar sem conexão com a internet é como ficar desconectado do mundo. Em casa ou no trabalho o desespero é o mesmo para os internautas. Para saber a quem recorrer é preciso identificar de fato o problema com a conexão.
A situação mais comum é aquela na qual alguns computadores da rede tem acesso a internet, e outros não. Nesta caso, o provedor de internet (ISP) está operacional, caso contrário nenhuma computador teria acesso à web. E, a não ser que o (ISP) seja o fornecedor tanto do modem DSL/cable quanto do roteador (com ou sem fio), assim de nada vai adiantar acionar o suporte técnico dele para resolver seu problema.
No caso de nenhuma estação consiguir navegar na Internet, mesmo quando um PC é conectado diretamente ao modem via cabo de rede Ethernet, então fica claro que há um problema no provedor de banda larga contratado. Mas antes de acionar o suporte técnico, faça o seguinte reinicie todos dispositivos até chegar as conexões dos cabos – mesmo porque essa será a primeira coisa que o suporte lhe mandará fazer por telefone.
Caso a conexão não se restabeleça, então ligue para o suporte principal do provedor para verificar se está ocorrendo alguma manutenção em sua área ou algum outro tipo de problema técnico não isolado. e caso tenha alguém conhecido utilizando da mesma conexão que você pergunte se esta tudo ok, e assim saberá se é apenas na sua conexão o problema.
Identificando os Problemas
Antes de falar com o atendente, procure ter em mãos o maior número de informações sobre seu hardware, tais como marca e modelo do modem e roteador, endereço MAC dos dispositivos.
Você também precisará do endereço MAC das placas Wi-Fi e Ethernet que utiliza para conectar a internet. Para isso, no menu Iniciar, (Executar) digite cmd, tecle Enter, digite ipconfig /all e dê Enter novamente para visualizar todas as informação da rede como na imagem abaixo.
Tenha certeza de que todos os dispositivos são os que foram cedidos pelo provedor contratado antes de ligar para o suporte. Caso esteja usando algo diferente, não estranhe se eles recusar o atendimento e, em vez disso, pedir que você entre em contato com o fabricante do hardware que este instalado em seu computador.
Caso seja possível, verifique se o seu computador pode navegar pela web em outros meios (se tiver um notebook, tente usar a rede do seu vizinho ou em uma lan house ou ainda conectando-o a um modem 3G. A ideia aqui é identificar se o problema não está em seu computador e não na conexão com o provedor. Se o problema for com seu PC, pode ser necessário substituir a placa de rede ou cartão Wi-Fi.
Se com todas estas ações o problema for mesmo com o ISP, ele poderá orientá-lo a tomar algumas ações. Em casos mais complexos, o suporte técnico irá agendar a visita.
www.pcajuda.net
Hoje em dia ficar sem conexão com a internet é como ficar desconectado do mundo. Em casa ou no trabalho o desespero é o mesmo para os internautas. Para saber a quem recorrer é preciso identificar de fato o problema com a conexão.
A situação mais comum é aquela na qual alguns computadores da rede tem acesso a internet, e outros não. Nesta caso, o provedor de internet (ISP) está operacional, caso contrário nenhuma computador teria acesso à web. E, a não ser que o (ISP) seja o fornecedor tanto do modem DSL/cable quanto do roteador (com ou sem fio), assim de nada vai adiantar acionar o suporte técnico dele para resolver seu problema.
No caso de nenhuma estação consiguir navegar na Internet, mesmo quando um PC é conectado diretamente ao modem via cabo de rede Ethernet, então fica claro que há um problema no provedor de banda larga contratado. Mas antes de acionar o suporte técnico, faça o seguinte reinicie todos dispositivos até chegar as conexões dos cabos – mesmo porque essa será a primeira coisa que o suporte lhe mandará fazer por telefone.
Caso a conexão não se restabeleça, então ligue para o suporte principal do provedor para verificar se está ocorrendo alguma manutenção em sua área ou algum outro tipo de problema técnico não isolado. e caso tenha alguém conhecido utilizando da mesma conexão que você pergunte se esta tudo ok, e assim saberá se é apenas na sua conexão o problema.
Identificando os Problemas
Antes de falar com o atendente, procure ter em mãos o maior número de informações sobre seu hardware, tais como marca e modelo do modem e roteador, endereço MAC dos dispositivos.
Você também precisará do endereço MAC das placas Wi-Fi e Ethernet que utiliza para conectar a internet. Para isso, no menu Iniciar, (Executar) digite cmd, tecle Enter, digite ipconfig /all e dê Enter novamente para visualizar todas as informação da rede como na imagem abaixo.
Tenha certeza de que todos os dispositivos são os que foram cedidos pelo provedor contratado antes de ligar para o suporte. Caso esteja usando algo diferente, não estranhe se eles recusar o atendimento e, em vez disso, pedir que você entre em contato com o fabricante do hardware que este instalado em seu computador.
Caso seja possível, verifique se o seu computador pode navegar pela web em outros meios (se tiver um notebook, tente usar a rede do seu vizinho ou em uma lan house ou ainda conectando-o a um modem 3G. A ideia aqui é identificar se o problema não está em seu computador e não na conexão com o provedor. Se o problema for com seu PC, pode ser necessário substituir a placa de rede ou cartão Wi-Fi.
Se com todas estas ações o problema for mesmo com o ISP, ele poderá orientá-lo a tomar algumas ações. Em casos mais complexos, o suporte técnico irá agendar a visita.
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