sexta-feira, 27 de maio de 2011

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    O Núcleo de Tecnologias Educacionais de Nova Andradina em parceria com a UFMS/Campus de Naviraí está oferecendo o curso “AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, tal curso caracteriza-se como um projeto de extensão promovido pela UFMS/Campus de Naviraí - MS voltado para a formação em serviço de professores regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto ao uso de tecnologias como a TV, o vídeo, o computador e a internet.
   Neste sentido, o curso de formação visa à articulação entre a teoria e prática e a integração das TICs no fazer pedagógico dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
   O curso tem a duração de 40 horas e está sendo oferecido no formato semipresencial. Contando com 5 encontros presenciais e atividades à distância com desenvolvimento de projetos de ensino pelos professores cursistas. O suporte online será a rede NING, sala GEPPETE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Tecnologia Educacional).
   Na primeira etapa o curso foi oferecido aos professores dos anos iniciais da rede estadual do município de Ivinhema, no período de 26 de Março a 14 de Maio de 2011. Nesta etapa foram contemplados os professores das escolas EE Angelina Jaime Tebet, EE Joaquim Gonçalves Ledo, EE Senador Filinto Muller Sede e Extensão e EE Reynaldo Massi.
   A segunda etapa iniciou no dia 28 de Maio de 2011. Esta oferta atende os professores da rede estadual do município de Angélica abrangendo as escolas EE Dr. José Manoel Fontanillas Fragelli, EE Luiz Vaz de Camões e EE Senador Filinto Müller.
   A coordenadora e ministrante do curso é a Prof. Ma. Célia Regina de Carvalho (UFMS/Campus de Naviraí – MS). As professoras multiplicadoras Carla Varela e Ronilva de Araújo Pereira do NTE de Nova Andradina são colaboradoras do projeto, como também fazem parte da comissão organizadora do evento e dão o apoio técnico a sua realização.
Confiram abaixo a participação dos professores cursistas do município de Ivinhema - MS.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Problemas com Internet? Internet ruim Identifique o problema


Problemas com a Internet. Antes de acionar o suporte técnico, tente identificar o problema para corrigir as possíveis falha e procure ter em mãos informações importantes para passar ao técnico.
Hoje em dia ficar sem conexão com a internet é como ficar desconectado do mundo. Em casa ou no trabalho o desespero é o mesmo para os internautas. Para saber a quem recorrer é preciso identificar de fato o problema com a conexão.
A situação mais comum é aquela na qual alguns computadores da rede tem acesso a internet, e outros não. Nesta caso, o provedor de internet (ISP) está operacional, caso contrário nenhuma computador teria acesso à web. E, a não ser que o (ISP) seja o fornecedor tanto do modem DSL/cable quanto do roteador (com ou sem fio), assim de nada vai adiantar acionar o suporte técnico dele para resolver seu problema.
No caso de nenhuma estação consiguir navegar na Internet, mesmo quando um PC é conectado diretamente ao modem via cabo de rede Ethernet, então fica claro que há um problema no provedor de banda larga contratado. Mas antes de acionar o suporte técnico, faça o seguinte reinicie todos dispositivos até chegar as conexões dos cabos – mesmo porque essa será a primeira coisa que o suporte lhe mandará fazer por telefone.
Caso a conexão não se restabeleça, então ligue para o suporte principal do provedor para verificar se está ocorrendo alguma manutenção em sua área ou algum outro tipo de problema técnico não isolado. e caso tenha alguém conhecido utilizando da mesma conexão que você pergunte se esta tudo ok, e assim saberá se é apenas na sua conexão o problema.
Identificando os Problemas
Antes de falar com o atendente, procure ter em mãos o maior número de informações sobre seu hardware, tais como marca e modelo do modem e roteador, endereço MAC dos dispositivos.
Você também precisará do endereço MAC das placas Wi-Fi e Ethernet que utiliza para conectar a internet. Para isso, no menu Iniciar, (Executar) digite cmd, tecle Enter, digite ipconfig /all e dê Enter novamente para visualizar todas as informação da rede como na imagem abaixo.

Tenha certeza de que todos os dispositivos são os que foram cedidos pelo provedor contratado antes de ligar para o suporte. Caso esteja usando algo diferente, não estranhe se eles recusar o atendimento e, em vez disso, pedir que você entre em contato com o fabricante do hardware que este instalado em seu computador.
Caso seja possível, verifique se o seu computador pode navegar pela web em outros meios (se tiver um notebook, tente usar a rede do seu vizinho ou em uma lan house ou ainda conectando-o a um modem 3G. A ideia aqui é identificar se o problema não está em seu computador e não na conexão com o provedor. Se o problema for com seu PC, pode ser necessário substituir a placa de rede ou cartão Wi-Fi.
Se com todas estas ações o problema for mesmo com o ISP, ele poderá orientá-lo a tomar algumas ações. Em casos mais complexos, o suporte técnico irá agendar a visita.

www.pcajuda.net

Como baixar vídeos do YouTube, do jeito fácil

Quer copiar um vídeo do YouTube para o seu HD sem precisar de nenhum programinha extra? Já precisou extrair apenas o áudio de um filme do site e não sabia como fazer? Então veja como é possível fazer isso usando apenas o seu browser.
Às vezes, com motivos até aparentes, vídeos são sumariamente deletados do YouTube e você pode nunca mais vê-los. Isso, a menos que você faça backup deles e guarde o conteúdo no aconchego do seu disco rígido. Para tanto, existem pencas de programinhas como o YouTube Downloader, o VDownloader e o DeskTube.
Mas, dá para fazer a coisa de um jeito muito mais fácil. No próprio navegador, não importando qual deles, basta alterar a URL do vídeo que está em exibição. Se você apenas quiser baixar o arquivo para backup substitua o ‘Y’ do youtube.com por um número ‘3’. O que era http://www.youtube.com/watch?v=PS_cCBkP2Jo vira http://www.3outube.com/watch?v=PS_cCBkP2Jo.
Pronto, o browser vai ser redirecionado para uma página que pergunta se você quer baixar o vídeo em MP4 ou em Flash (FLV). Daí é só clicar e baixar. Simples assim.
Outra opção que funciona com essa mesma pegada é o KickYouTube. Experimente adicionar a palavra ‘kick’ na frente de ‘youtube’ na URL de qualquer vídeo. A página será recarregada com a adição de uma barra de ferramentas que traz opções para baixar o conteúdo em formato MP4, FLV, FLV de alta definição, 3GP (para celular), nas resoluções específicas do iPhone e do PSP e até em GIF animado!
Outro recurso útil do KickYouTube é capturar apenas o áudio do vídeo, salvando o conteúdo em MP3. Assim, você pode transformar o portal de vídeos em ferramenta para baixar música.
 
Agradecimentos: info-abril

Como editar arquivos PDF usando o Open Office



Para começar, certifique-se que você já possui o plugin instalado. Abra qualquer aplicativo do pacote Open Office e no menu Ferramentas, abra o submenu Gerenciador de Extensão. Nele, deve conter o plugin PDF Import Extension. Caso você não o tenha instalado, clique aqui para abrir a página onde você pode baixá-lo. Após, instale-o através do Gerenciador de Extensão.
Edição
Agora que já possui o plugin e o arquivo PDF a ser editado, abra o aplicativo Writer (o similar ao Word). Vá em Arquivo > Abrir e ache o arquivo PDF que deseja editar. Ao terminar de carregar, você já poderá editar o PDF pelo Draw.




agredecimentos:Meu Pinguim

Metas


• Conhecer os ambientes e professores das Salas de Tecnologias Educacionais (STEs) vinculadas ao NTE de Nova Andradina;

• Aprofundar teórica e metodologicamente e discutir pontos positivos e negativos, a fim de encontrar um norte no desenvolvimento da cultura destas tecnologias entre os professores das STEs;

• Assessorar professores, proporcionando novas formas de construção de conhecimento nos ambientes escolares e atendendo às necessidades atuais das STEs, da Inclusão Digital;

• Renovar a prática pedagógica do professor oportunizando uma maior reflexão do seu papel como educador na era digital;

• Orientar, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos professores lotados nas Salas Tecnológicas Educacionais sob a jurisdição do NTE de Nova Andradina;


Professores Multiplicadores do NTE